sábado, 27 de outubro de 2012

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Como organizar a festa do seu filho para não ter dor de cabeça depois


O aniversário do nosso filho é um momento muito especial para todos, por isso muitas vezes nos empolgamos em realizar uma festa maravilhosa, mas não nos preocupamos com a organização e preparação que devem ser dispensadas a este evento tão importante.

Aqui no blog da Doces Festas vamos te orientar a ter sucesso nesta empreitada, tornar esses momentos ainda mais gratificantes e com gostinho de quero mais.

Planejamento da festa
Não colocar os pés pelas mãos é o primeiro passo, realize a festa conforme o seu orçamento. É importante definir o tipo de festa com antecedência, local – se em casa ou se vai alugar um espaço, tema, etc. Assim você poderá se preparar para outros detalhes, e lembre-se de que sempre existirão despesas de última hora, por isso reserve um dinheiro para eventualidades

Convidados

Como parte do planejamento ainda tem a lista de convidados, com base nela você vai ter a dimensão do espaço que precisará para alocar todas as pessoas, quantidades de comes e bebes, entre outros itens. Inicie pelos familiares, depois amigos do bairro, da escola, enfim todos que julgar necessário colocar. Considere que desta lista cera de 10 – 15% deixarão de comparecer.

Local, data e horário

Pode ser em casa, na escola, no bufê, no salão de festas do condomínio, são muitas possibilidades e isto tem que ser definido o quanto antes possível. No momento da escolha priorize a facilidade de acesso, o custo com o local se a grana estiver limitada, mas lembre-se que festa em casa é mais trabalhosa, as vezes é um barato que sai caro, bem avalia as vantagens e desvantagens de cada uma possibilidade.

A data e horário devem ser marcados com antecedência, principalmente se a festa for em bufê. Não se esqueça de confirmar a disponibilidade dos avós, primos e tios e verifique se a data não está próxima a feriados, pois muitas pessoas viajam nessas ocasiões.

Tema e decoração

Para escolher o tema da decoração leve em consideração o que a criança gosta, você pode verificar com o filhote os animais preferidos, ou até então um personagem de desenho animado ou filme que o deixe bastante feliz. Já os grandinhos podem escolher desde temas de princesas, super-heróis, entre outros desenhos animados que existem no mercado.

Convites

Se você tem habilidade para fazer é uma boa, uma dica muito boa é imprimir em papel fotográfico, caso não seja a sua praia pode comprar pronto ou mandar fazer (nós da doces festas fazemos, rsrsrsrs), você também pode mandar por e-mail, é bom confirmar o recebimento, normalmente os convites são enviados no máximo a 15 dias do evento, não sendo aconselhável mandar com muito mais de 30 dias de antecedência.

Comes e bebes

Você pode contratar um bufê, que terá a comodidade de não se preocupar ou encomendar os salgados, docinhos e bolo diretamente de pessoas que fazem, tudo vai depender do que falamos no início, quanto você terá de dinheiro disponível.
Para evitar desperdício e satisfazer os convidados, calcule 12 salgados por adulto e 6 para cada criança de até 5 anos. Já para as bebidas, sucos sempre são bem-vindos, principalmente para a criançada, e não pode faltar água e refrigerante.
Em uma festa com aproximadamente 30 adultos e 20 crianças, serão necessários 20 litros de refrigerante, por exemplo. Porém, atente-se ao tempo de festa, quanto mais tempo mais comes e bebes.

Bolo

O bolo é o ator coadjuvante, sem ele a festa perde todo seu encanto. Em qualquer festa tem que ter bolo, vela de aniversário e parabéns. Ele pode ser com o tema da festa ou não, e não podem faltar os docinhos, como brigadeiro, beijinho e língua de sogra, entre outros.
Calcule 100 gramas por convidado, acerte a decoração, a cobertura e o recheio. O resto é só alegria.
  
Brincadeiras e recreações

Esse é outro item em que vale investir a criatividade e um pouco mais do orçamento. Normalmente nas festas há amiguinhos da mesma idade, mas também há primos, irmãozinhos e outros coleguinhas com idades variadas. Assim você pode optar por diferentes tipos de recreações. Veja as opções e escolha a que mais agrada a você e a seu pequeno. E faça a alegria da criançada da festa.

 » Jogos, gincanas e teatro
 » Pintura artística e escultura de balão
 » Mágicos e palhaços
 » Contadores de histórias e fantoches
 » Oficinas artesanais, pintura, desenho e colagem
 » Jardinagem e culinária
 » Brinquedos (piscina de bolinha, cama elástica, entre outros)

Lembrancinhas e recordações

A lembrancinha é aguardada por todos, adultos e crianças, portanto atente para este item. Existem inúmeras opções: caixinhas de MDF personalizadas, brinquedo, caderno de desenho com o tema da decoração, brinquedo, etc. Não podemos esquecer os kits com pequenos brinquedos e balas, em alguns lugares chamado de lancheira, fica uma dica não exagere nos doces, pois há pais que detestam que seus filhos consumam  doces em excesso.

Foto e vídeo

Um momento como esse não pode deixar de ser registrado, você pode optar por registrar você mesmo a festa ou contratar uma empresa especializada.

Música

Música alta nem pensar, escolha um repertório com músicas infantis e deixe o som ambiente para dar tom alegre à festa.

Roupa

A roupa deve ser escolhida a dedo, tem que ser nova e confortável. É sempre bom ter duas ou mais opções, pois as crianças brincam e se sujam.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

terça-feira, 9 de outubro de 2012